SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01  suppl.01Autonomia do cuidado: interlocução afetivo- sexual com adolescentes no pet-saúdePrograma de educação pelo trabalho para a saúde nas escolas: oficina sobre sexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ANDRADE, Thiago Pereira et al. Projeto conviver: estímulo à convivência entre idosos do Catete, Ouro Preto- MG. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.81-85. ISSN 1981-5271.

Os grupos de convivência para idosos contribuem para a promoção do envelhecimento ativo e a preservação das capacidades e do potencial do indivíduo nessa fase. Desse modo, criou-se o Projeto Conviver, direcionado, principalmente, para a população idosa da comunidade do Catete (bairro de Santo Antônio do Leite, Distrito de Ouro Preto), na qual foram observados relatos relevantes de tristeza, ansiedade e depressão descritos por profissionais de saúde da região. O grupo buscou interferir positivamente no bem-estar mental de seus participantes, por meio de oficinas que valorizaram o convívio e promoveram o envelhecimento ativo. Ao final do projeto, foi realizada uma avaliação na qual cada participante relatou a interferência dos grupos operativos em suas vidas. Com o trabalho, criou-se um forte vínculo entre os integrantes do Projeto Conviver; promoveu-se um intercâmbio de conhecimentos; houve a adoção pela comunidade de hábitos de vida mais saudáveis; e houve aproximação dos acadêmicos aos cenários de prática de promoção da saúde. Os resultados obtidos demonstram que, de fato, os grupos operativos promovem o bem-estar dos idosos, estimulando a socialização a partir da convivência de seus integrantes.

Palavras-chave : Idoso; Saúde do Idoso; Promoção de Saúde; Depressão; Socialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )