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Revista Brasileira de Educação Médica
versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
ARRUDA, Amanda Elias et al. Formação e pesquisa em saúde: relato de experiência na atenção primária à saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2012, vol.36, n.01, suppl.01, pp.102-110. ISSN 1981-5271.
Inseridos numa conjuntura de reformulações de políticas públicas e de intervenções nos processos formativos, os Ministérios da Saúde e da Educação instituíram o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde). Relata-se o trabalho desenvolvido numa Unidade Básica de Saúde de Belo Horizonte, de março de 2009 a março de 2010, com foco no desenvolvimento infantil, que teve por objetivo refletir sobre as contribuições do PET-Saúde como recurso educacional para aprimorar o ensino na Atenção Primária. O trabalho consistiu numa fase exploratória, estudo piloto, coleta de dados, análise dos resultados, participação em eventos científicos, produção de artigos, grupos de capacitação e acompanhamento da rotina de trabalho dos profissionais da unidade. O programa propiciou experiências diferenciadas em um novo cenário de ensino-aprendizagem, o que tem contribuído para reestruturar os currículos dos cursos de graduação e fortalecer a relação entre serviço e ensino. Vivenciamos práticas de vigilância em saúde ricas de interlocuções interdisciplinares e com muitas possibilidades para a qualificação da Atenção Primária.
Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Educação Profissional em Saúde Pública; Política de Educação Superior.