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Revista Brasileira de Educação Médica
versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
GODOY, Moacir Fernandes de; FERREIRA, Hanna Rafaela Alves e PRIA, Otávio Augusto Ferreira Dalla. Avaliação do conhecimento da ética médica dos graduandos de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.31-37. ISSN 1981-5271.
INTRODUÇÃO: Várias escolas de Medicina do País criaram disciplinas para o ensino de Ética Médica, mas o impacto dessa intervenção não tem sido claramente questionado. OBJETIVO: Mensurar o conhecimento referente ao tema Ética Médica adquirido pelos alunos do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). MÉTODOS: Trata-se de estudo transversal descritivo. Os graduandos do ano letivo de 2012 responderam a um questionário autoaplicável com 12 questões objetivas, com três opções (verdadeiro, falso, desconhece), elaboradas com base no Código de Ética Médica (CEM). Os dados foram analisados com auxílio da estatística descritiva e inferencial; consideraram-se significantes valores de p ≤ 0,05. RESULTADOS: Dos 387 alunos, 251 responderam ao questionário (64,9%). Houve nítida evolução de conhecimento da primeira para a quarta série, porém, a partir da quarta série, houve estagnação do conhecimento. Além da estagnação observada, houve baixa taxa de acertos na sexta série (56,2%), apesar de ter sido a mais alta. CONCLUSÃO: Há necessidade do ensino formal da Ética Médica durante todos os anos da graduação, já que o modelo atual, com ensino apenas na terceira série, se mostrou ineficaz.
Palavras-chave : Ética Médica; Educação de Graduação em Medicina; Aprendizagem; Educação Médica; Ensino; Conhecimento.