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Revista Brasileira de Educação Médica
versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
AVILA, Rebeca Contrera. Formação das mulheres nas escolas de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.01, pp.142-149. ISSN 1981-5271.
A feminização da medicina tem sido apontada por diversas pesquisas como uma das mudanças de maior impacto sobre a profissão médica. Embora na última década tenham representado a maior parte dos estudantes nas escolas de Medicina e a maior parte dos novos profissionais registrados, as mulheres continuam a sofrer significativo impacto negativo provocado por estereótipos sexistas e discriminação de gênero. Este artigo contempla uma revisão de literatura sobre as questões contemporâneas que envolvem a educação das mulheres nas escolas de Medicina. O objetivo deste artigo é apresentar algumas das principais questões abordadas pela comunidade acadêmica com respeito a essa problemática e dar visibilidade às estratégias adotadas por algumas instituições de ensino como tentativa de promover a equidade de gênero nas escolas de formação médica.
Palavras-chave : Educação Médica; Mulheres; Preconceito de Gênero.