SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2O Primeiro Ano do Grupo de Apoio ao PrimeiranistaA Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária – Análise das Publicações Brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVA, Jorge Henrique Santos da; CHIOCHETTA, Larissa Grasieli; OLIVEIRA, Luana Fraga Torres de  e  SOUSA, Vivian de Oliveira. Implantação de uma Liga Acadêmica de Anatomia: Desafios e Conquistas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.310-315. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e03012014.

As Ligas Acadêmicas exercem papel fundamental nas universidades, com atividades extracurriculares que expandem o conhecimento dos alunos integrantes além da graduação, contemplando também o meio acadêmico e a sociedade. O processo pioneiro de implantar uma Liga Acadêmica em um campus em implantação é um grande desafio. A Liga Acadêmica de Anatomia do Campus UFRJ-Macaé (Laanamac) objetiva estimular a interação dos alunos, desenvolver projetos de pesquisa, extensão e ensino, e ser modelo para a criação de novas ligas. Este trabalho relata o primeiro ano da Laanamac e os resultados alcançados: maior interesse dos alunos pela Anatomia, possibilidade de ingresso em uma Iniciação científica, dissecação de cadáveres, interação com docentes e discentes de outras instituições, desenvolvimento de habilidades como gerenciamento de uma liga e organização de eventos, e divulgação do nome da instituição em congressos. Uma liga recém-formada pode contribuir de forma significativa no desenvolvimento de novos campi, por ampliar as possibilidades, principalmente, dos que estão se estabelecendo longe das grandes cidades.

Palavras-chave : –Anatomia; –Universidades; –Ensino; –Pesquisa; –Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )