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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
ANDRADE, Ana Flávia Leite de; PESSALACIA, Juliana Dias Reis; DANIEL, Jéssica Campos e EUFLAUZINO, Igor. Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.102-108. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01732015.
Introdução
Mediante as transformações políticas, científicas e epidemiológicas, surgem novas demandas de cuidados e a necessidade de formar profissionais críticos frente aos problemas bioéticos.
Objetivo
Identificar as experiências de profissionais participantes de uma mesa interdisciplinar voltada ao processo ensino-aprendizagem em bioética.
Métodos
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade análise temática.
Resultados e discussão
Foram entrevistados 11 profissionais de saúde e humanas, participantes dos debates promovidos numa universidade pública federal de Divinópolis (MG), Brasil. Dos relatos emergiram duas categorias de análise: “o debate interdisciplinar como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem” e “perplexidade mediante a complexidade dos temas bioéticos”. Os profissionais ressaltaram a relevância dos debates, por possibilitarem a interlocução entre teoria e prática, e por vislumbrarem diferentes contextos e opiniões. Destacaram a necessidade de espaços de reflexão e discussão frente à complexidade dos temas.
Considerações finais
O debate em mesas interdisciplinares favorece o processo ensino-aprendizagem, oferecendo subsídios para o posicionamento dos profissionais e para uma tomada de decisão consciente frente aos problemas bioéticos da atualidade.
Palavras-chave : Bioética; Ciências da Saúde; Comunicação Interdisciplinar; Ensino; Materiais de Ensino; Educação Médica.