Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
PEREIRA, Adriana Teixeira; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte; REGINATO, Valdir e DE BENEDETTO, Maria A. Craice. Percepção de Alunos de Medicina com a Dramatização: uma Experiência Pedagógica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.497-505. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00242015.
O objetivo deste estudo é compreender a percepção dos alunos do segundo ano de Medicina acerca das práticas pedagógicas relacionadas à relação médico-paciente empregadas pela disciplina de Psicologia Médica numa universidade pública em São Paulo nos anos 2013-2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo temático-categorial de narrativas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Quatro categorias emergiram das narrativas: a percepção dos alunos; as repercussões emocionais; as expectativas dos discentes; e propostas para aprimorar o modelo pedagógico adotado. O role-playing mostrou-se um instrumento de experiência de sensações algumas vezes prazerosas e outras nem tanto, mas que pôde colaborar na preparação dos estudantes para sua futura relação com os pacientes. Os alunos preferiram discutir casos reais e não fictícios, se possível com a participação de médicos formados.
Palavras-chave : Métodos de Estudos da Matéria Médica; Humanização da Assistência; Comunicação em Saúde; Cuidados Médicos.