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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
SALERNO, Margareth Rodrigues et al. Validação de Instrumento de Avaliação de Disciplinas de Escola Médica no Brasil. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.644-652. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01702015.
Objetivo
O estudo tem como objetivo avaliar o desempenho do questionário de avaliação das disciplinas da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS Famed) em relação às propriedades psicométricas de validade e confiabilidade.
Métodos
Estudo transversal, exploratório e contemporâneo, com avaliação qualitativa e quantitativa. As disciplinas foram avaliadas pelos alunos de forma anônima, opcional e individual durante um período de aula de grande grupo logo após a conclusão das mesmas. Foram incluídos os questionários respondidos por acadêmicos matriculados entre o primeiro e o oitavo semestre e registrados nas atas finais da unidade, nas 22 disciplinas do currículo, no ano de 2011, que aceitaram realizar a avaliação da disciplina.
Resultados
Foram estudadas 1.205 respostas de um total possível de 1.606 alunos matriculados. A validação convergente demonstrou forte correlação entre o escore total de satisfação e os campos quantitativos correspondentes. A confiabilidade demonstrou um valor de alfa de Cronbach de 0,753 no escore total.
Conclusão
O estudo mostrou que o questionário de avaliação de disciplinas é válido e confiável.
Palavras-chave : Validação; Confiabilidade; Validação Convergente; Educação Médica; Currículo Médico; Avaliação; Avaliação Docente.