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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
SILVA JUNIOR, Geraldo Bezerra da et al. Aprendizagem Baseada em Equipes: Relato de Experiência em um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2017, vol.41, n.3, pp.397-401. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n3RB20160081.
Introdução:
Na revisão das matrizes curriculares, a elaboração de estratégias que combinem teoria e prática é extremamente importante, permitindo que os estudantes construam novos conceitos e métodos de aprendizagem. O objetivo deste estudo foi descrever a aplicação do método Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) num programa de pós-graduação em Saúde Coletiva.
Metodologia:
O método foi aplicado numa turma de 22 alunosda disciplina “Investigação Quantitativa em Saúde” do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado) da Universidade de Fortaleza em 2016. A amostra foi constituída por36 pós-graduandos. A disciplina foi estruturada em oito aulas sobre temas de pesquisa quantitativa. Antes de cada aula, os alunos eram solicitados a estudar os conteúdos em casa, sendo feito um teste para cada assunto no início de cada aula (individualmente e em seguida em equipes de cinco a seis alunos); então, o professor fazia uma revisão breve sobre o assunto, quando os estudantes poderiam fazer perguntas e tirar dúvidas. Após as aulas, no final do semestre, foi aplicado um questionário de avaliação das atividades desenvolvidas, com questões objetivas e um item qualitativo.
Resultados:
A aplicação da ABE foi feita numa turma de 22 alunos do mestrado em Saúde Coletiva, com idades entre 22 e 36 anos, sendo 83,3% do sexo feminino. O método foi bem recebido pelos estudantes. Todas as avaliações e discussões ocorreram sem problemas. Houve reclamações sobre a necessidade de estudar em casa antes das aulas. Na avaliação realizada pelos alunos, o valor médio das respostas foi de 4,7 (escala 0-5). A questão sobre as motivações para estudar em casa foia de menor valor: 4,3 (escala de 0-5).
Considerações finais:
A implementação da metodologia ABE foi muito satisfatória, e a maior dificuldade apresentada foi a solicitação de estudo prévio do conteúdo da aula.
Palavras-chave : Ensino; Aprendizagem; Metodologia; Educação Superior; Educação em Saúde.