Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
MIRANDA, Ana Clara G.; MONTEIRO, Caio César Paes; PIRES, Maria Luiza Câmara e MIRANDA, Luiz Eduardo Correia. Habilidades em Diagnóstico Radiológico do Interno em Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2019, vol.43, n.3, pp.145-154. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n3rb20180189.
Introdução
Habilidades de internos em medicina para interpretação de exames radiológicos não são avaliadas nem tampouco conhecidas pela maioria das escolas Médicas.
Objetivo
investigar o desempenho de estudantes do internato de medicina para interpretação de exames radiológicos de tórax e abdome.
Métodos
um teste com 10 radiografias não contrastadas de tórax e abdome com diagnósticos simples foi respondido por estudantes de internato (grupo Estudantes, n=50) e médicos (grupo Controle, n=20) e enviado a estudantes de internato por via eletrônica (Grupo Online, n=38). As respostas do grupo Estudantes foram comparadas ao Controle e ao Grupo Online separadamente.
Resultados
Em apenas 20% casos tanto médicos e estudantes tiveram um rendimento satisfatório, 40% dos casos dos médicos e em 50% dos estudantes o desempenho foi realmente ruim (menos e 40% de respostas corretas) e no restante das respostas o desempenho foi apenas mediano. Os estudantes do grupo Online obtiveram desempenho próximo aos estudantes do grupo Estudantes em 80% das questões. Uma análise ponto a ponto das respostas é cuidadosamente apresentada.
Conclusões
O desenvolvimento da competência em diagnóstico radiológico deve ser aprimorado. As escolas médicas devem se preocupar em desenvolver intervenções curriculares efetivas para aperfeiçoá-las.
Palavras-chave : –Educação Medica; –Radiologia; –Internato médico.