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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
DANON, Carlos Alberto Ferreira; CONCEICAO, Kauan Rodrigues e DALTRO, Mônica Ramos. Revista Brasileira de Educação Médica e a Saúde das Pessoas Transgêneras. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.2, e052. Epub 07-Abr-2020. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.2-20190202.ing.
Introdução:
Este artigo visa compreender o conhecimento circulante na Revista Brasileira de Educação Médica sobre a saúde da população transgênera. Historicamente, a formação em Medicina consolidou-se nos discursos cartesianos interlocutados pela figura do homem branco, heterossexual e cisgênero.
Método:
Configura-se como uma pesquisa qualitativa, retrospectiva e descritiva, que tem como objetivo problematizar também o currículo de formação médica e a importância de uma educação pautada na ótica dos estudos Queer. Realizou-se uma análise documental para identificar o teor nos construtos conceituais dos documentos publicados de 2008 a 2017. Em seguida, foi escolhido o método de análise de conteúdo por Bardin.
Resultados:
O manejo metodológico indicou quatro categorias para estudo: conhecimento sobre sexualidade de estudantes de medicina; gênero como variável de pesquisa; gênero e formação; capacitação e sexualidade.
Conclusões:
O material analisado aponta a ausência de publicações sobre a saúde de pessoas cuja identidade de gênero é considerada como dissidente. Aponta-se a necessidade de abertura editorial, com a finalidade de proporcionar a visibilidade às demandas da população transgênera, na revista, visando ampliar as discussões sobre a saúde integral da população LGBTTQIA+ na graduação médica.
Palavras-chave : Educação Médica; Sexualidade; Gênero; Pessoa Transgênera; Queer.