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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
OLIVEIRA, Luciana Muri; OLIVEIRA, Sandra Regina dos Santos Muri e FONSECA, Maria da Conceição Vinciprova. Da assistência à docência: narrativas de médicos sobre os múltiplos caminhos que os tornaram preceptores. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e004. Epub 12-Jan-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200057.
Introdução:
O internato de medicina é o estágio da formação em que o acadêmico põe em prática tudo o que aprendeu durante o ciclo básico, teórico. Nesse momento da graduação, os estudantes são supervisionados por profissionais médicos - os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem que haja capacitação ou orientação pedagógica prévia.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo identificar os múltiplos caminhos que levam os médicos a atuar como preceptores do internato de medicina.
Método:
Aplicou-se um questionário aos preceptores de Medicina, no qual uma pergunta aberta buscava, na narrativa desses sujeitos, entender como se efetivou o convite para a preceptoria.
Resultado:
É possível observar como são múltiplos e dissonantes os caminhos que levam esses profissionais à docência.
Conclusão:
Os resultados corroboram a importância de oferecer capacitação pedagógica adequada que valorize o preceptor de Medicina, profissional cuja atuação é central na formação dos futuros médicos.
Palavras-chave : Educação Médica; Medicina; Preceptor de Medicina.