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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
LOURENCO, Thaís Silva; BERTOLDO, Angela; SANTOS, Deivisson Vianna Dantas dos e STEFANELLO, Sabrina. “De todos os lados, eu me sentia culpada”: o sofrimento mental de estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e177. Epub 19-Jul-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210180.
Introdução:
O curso de Medicina é conhecido pela alta prevalência de estudantes diagnosticados com algum tipo de transtorno mental. O ingresso e a formação no curso são marcados por inúmeras modificações no estilo de vida que podem influenciar a saúde mental do indivíduo.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivos compreender como se sentem os alunos de Medicina que relatam fazer acompanhamento psiquiátrico por transtorno mental e também identificar aspectos que influenciam o problema mental deles.
Método:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas, guiadas por um roteiro de perguntas abertas que abordaram temáticas preestabelecidas de acordo com o objetivo da pesquisa. A seleção dos sujeitos se deu por meio da técnica bola de neve, em que o primeiro participante foi convidado a indicar outro aluno e assim sucessivamente, formando uma cadeia de referência. Os critérios de inclusão foram os seguintes: ser estudante de Medicina, estar em acompanhamento psiquiátrico e concordar em participar espontaneamente da pesquisa. As entrevistas foram audiogravadas, transcritas na íntegra e convertidas em narrativas para posterior categorização e análise do conteúdo.
Resultado:
Analisaram-se sete entrevistas, nas quais as experiências relatadas apontaram para sofrimentos mentais potencializados ao longo do curso. O recebimento do diagnóstico de transtorno mental e a realização de acompanhamento psiquiátrico e psicológico foram descritos como momentos de alívio e de maior compreensão individual. Contudo, o preconceito dos próprios estudantes quanto aos problemas mentais e a constatação desse estigma em seu entorno foram percebidos como causa para se postergar a busca por ajuda.
Conclusão:
Percebeu-se, por meio das experiências dos alunos de Medicina diante do sofrimento mental, o quanto o estigma é presente mesmo em um curso em que se esperam maior conhecimento e abertura sobre o tema, sendo esse um desafio a ser superado.
Palavras-chave : Transtorno Mental; Sofrimento Mental; Estudantes de Medicina; Autorrelato.