Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
OLIVEIRA, Camila Maciel de; BALCELLS, Mercedes e SOMMER, Doris. A inovação disruptiva e a metodologia pré-textos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e185. Epub 26-Ago-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200268.ing.
Introdução:
O relato de experiência descreve o protocolo utilizado em uma das atividades realizadas durante a iniciativa destinada à busca por soluções de impacto em saúde através da inovação disruptiva - “IDEA2 Global, Orientação e conexões transformadoras para inovadores em tecnologia médica”, em maio de 2019, no Instituto de Engenharia Médica e Ciência, Massachusetts Institute of Technology (IMES MIT).
Relato de Experiência:
A metodologia Pré-Textos foi escolhida para estimular a criatividade e instigar a curiosidade inerentes à busca por soluções de problemas complexos, através da leitura de um texto desafiador e atividades relacionadas, em formato de workshop. Reunindo profissionais de vários segmentos e nacionalidades, o período de duas horas e quarenta e cinco minutos foi o tempo dispensado ao workshop inspirado em práticas oriundas de alguns países da América Latina.
Discussão:
Por meio da observação participante, constatou-se que os partícipes se mostraram entusiasmos e engajados por atividades “mão na massa”, em meio a leitura ativa de um texto sobre conexões neurais em processos criativos. A devolutiva da avaliação sobre o workshop confirmou a impressão dos facilitadores.
Conclusão:
A metodologia Pré-Textos é uma estratégia passível de aplicação em grupos heterogêneos, podendo contemplar habilidades como a criatividade e a colaboração. Assim, estimula-se a utilização desta metodologia em outras situações semelhantes.
Palavras-chave : Inovação; Comunicação Interdisciplinar; Metodologia; Educação Médica.