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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
VARGENS, André Freitas et al. O impacto da mentoria no desenvolvimento pessoal e profissional de diferentes turmas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e124. Epub 19-Maio-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210168.
Introdução:
O programa de mentoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) teve início em 2016, sendo ofertado de maneira eletiva. Seus objetivos são: orientação para o futuro profissional, apoio institucional formal, suporte emocional e compartilhamento de experiências durante a formação médica.
Relato de experiência:
Os encontros foram conduzidos de modo não diretivo com temáticas predefinidas - escolhidas pelo mentor e pelos alunos. Os assuntos abordam tanto o desenvolvimento profissional do estudante quanto o pessoal, assim como a saúde mental dele. Vivência profissional, currículos formais e informais, sobrecarga e rendimento acadêmico foram alguns dos tópicos principais. Por meio dos relatos, foi possível perceber que os grupos reduzidos permitiram àqueles alunos que não se sentiam confortáveis para desenvolver algum assunto no currículo formal pudessem abrir-se e discutir temas relacionados ao curso.
Discussão:
Notou-se uma mudança na postura de alguns alunos diante do curso e de momentos de lazer, valorizando tempo com a família, exercício físico e hobbies. Os encontros permitiram elucidar dúvidas sobre residência e carreira médica, assim como ajudaram os alunos a se reconectar com o curso.
Conclusão:
O programa de mentoria da UFCSPA mostrou-se efetivo ao oportunizar reflexão sobre as vivências pessoais e o projeto profissional, e estimular a autonomia do pensamento crítico.
Palavras-chave : Mentores; Orientação Profissional; Saúde Mental; Educação a Distância.