Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
VISGUEIRA, Filipe Levy Leite; CHAVES, Suzanne Raquel Silva; BATISTA, Luiza Ivete Vieira e NUNES, Maria das Dores Sousa. Análise do conhecimento de estudantes de medicina acerca da identidade de gênero. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.4, e192. Epub 14-Set-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20200526.
Introdução:
A sexualidade é um ponto central da vida do ser humano que contempla sexo biológico, orientação sexual e reprodução, além de conceitos complexos como a identidade de gênero, onde a maior parte das dúvidas afloram e - com elas - preconceitos e negligências.
Objetivo:
Analisar o conhecimento dos acadêmicos de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior sobre identidade de gênero.
Método:
Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, realizado de abril a maio de 2018 com a aplicação de um questionário semiestruturado a 122 alunos do curso de Medicina, cujas respostas foram entregues em envelopes lacrados e sem identificação.
Resultados:
Dos participantes, 67,21% e 63,11% desconheciam o conceito de mulher transgênero heterossexual e de homem transgênero homossexual, respectivamente; 67,21% e 61,47% apresentaram respostas inadequadas quanto ao exame ginecológico em pacientes trans e quanto ao processo transexualizador, nessa ordem.
Conclusão:
A maioria dos estudantes desconheceu conceitos relacionados à identidade de gênero. Considerando-se os limites desta pesquisa, sugere-se uma maior abordagem do tema na graduação.
Palavras-chave : Identidade de Gênero; Sexualidade; Estudantes de Medicina; Conhecimento.