Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
BARROS, Paola Isabel Silva; IBIAPINA, Cássio da Cunha; DINIZ, Leandro Malloy e DAMIAO, Bruno Morais. A aula tradicional pode ser substituída pelo Worked Example no ensino da radiologia?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e097. Epub 16-Ago-2022. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220046.
Introdução:
Durante a última década, o modelo tradicional de ensino médico foi amplamente debatido, e, há pouco tempo, a pandemia da Covid-19 impôs novamente mudanças, iniciadas em caráter de urgência em todo o mundo, trazendo novos desafios à formação médica no que concerne ao ensino e à aprendizagem. A estratégia de ensino conhecida como Worked Example é uma ferramenta instrucional na qual um especialista mostra a solução de um determinado problema para um aprendiz de forma pormenorizada.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo comparar as aulas expositivas em vídeo com a técnica Worked Example para ensino de tomografia de tórax.
Método:
Trata-se de um estudo experimental realizado, por meio de uma intervenção educacional, com alunos do curso de Medicina em fases iniciais e finais da prática clínica.
Resultado:
A análise de variância de medidas repetidas (ANOVA) foi usada na análise estatística. Houve diferença significativa entre as notas antes e depois do treinamento (F1; 74 = 46,008; p < 0,001) e entre as fases do curso (F2; 148 = 19,452; p < 0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos (F2; 74 = 1,401; p = 0,240). Não houve diferença significativa no esforço mental referido na comparação entre grupos (F1; 69 = 0,092; p = 0,762), porém os alunos do segundo ano apresentaram um escore de esforço significativamente maior.
Conclusão:
O Worked Example, uma técnica com boa aplicabilidade para estudantes da graduação e adequada para formatos digitais, mostrou-se igualmente eficaz a aula expositiva, técnica consagrada no ensino de radiologia.
Palavras-chave : Radiologia; Educação Médica; Tomografia.