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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
BRANDAO, Júlia Mendes et al. O ensino de anatomia durante a pandemia de Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.3, e125. Epub 14-Set-2022. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.3-20220108.ing.
Introdução:
A anatomia humana é uma disciplina indispensável para a formação médica. Além do conteúdo teórico, sabe-se que o aprendizado por meio da prática é insubstituível. Entretanto, a pandemia de Covid-19 impôs desafios ao ensino de anatomia. Por isso, novas estratégias de ensino foram desenvolvidas para adaptar o currículo médico.
Relato de experiência:
Na Unicamp, o conteúdo de anatomia foi oferecido virtualmente por meio de atividades síncronas e assíncronas. Para as práticas, professores e monitores gravaram aulas com peças anatômicas verdadeiras. Os alunos também tiveram monitorias com revisão de conteúdo e quizzes. As provas finais foram feitas em formulários do Google Forms. Ao fim de cada semestre letivo, aplicaram-se questionários para que os estudantes avaliassem as novas ferramentas de ensino.
Discussão:
O novo método teve pontos positivos e negativos, mas foi importante para garantir a manutenção do processo de ensino-aprendizagem. Todas as ferramentas foram aprovadas pelos alunos, e atingiram-se os objetivos do curso sem financiamento adicional.
Conclusão:
Essa experiência demonstrou que a união entre professores e monitores é de grande valia para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, revelou que ferramentas tecnológicas de baixo custo podem ser úteis nesse contexto. Entretanto, esse modelo não substitui o ensino presencial.
Palavras-chave : Anatomia; Ensino On-line; Educação Médica; Covid-19.