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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
ANDRADE, José Raul de Brito; MACHADO, Liliane dos Santos; LOPES, Leonardo Wanderley e MORAES, Ronei Marcos de. Simulações virtuais para educação em saúde: como são avaliadas as habilidades do usuário?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.4, e130. Epub 06-Out-2022. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210389.ing.
Introdução:
Um simulador virtual, ou baseado em realidade virtual, pode recriar computacionalmente contextos reais.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivo analisar trabalhos sobre simulações virtuais para treinamento de procedimentos clínicos, com foco na avaliação de habilidades do usuário.
Método:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre 2010 e 2020. Foram selecionados 56 estudos.
Resultado:
Observamos nos estudos selecionados que as variáveis e os parâmetros dos simuladores virtuais são geralmente obtidos por consulta a especialistas ou pela literatura médica. Esses simuladores se concentram principalmente no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e na avaliação do desempenho do aluno por meio de alertas em tempo real, indicadores de progresso e relatórios de desempenho após o final de cada treinamento.
Conclusão:
Considerar o conhecimento do especialista para definir exclusivamente os requisitos dos simuladores virtuais pode limitar a confiabilidade e precisão destes. A participação de especialistas nesses projetos não obedece a padrões de seleção e periodicidade com que colaboram. Poucos simuladores fornecem feedback perspicaz e pertinente sobre o desempenho do usuário.
Palavras-chave : Educação em Saúde; Treinamento por Simulação; Avaliação Educacional; Simulação por Computador.