SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Instrumentos de avaliação no ensino de tomada de decisão compartilhada em cursos de Medicina: uma revisão integrativaRevisão integrativa de ferramentas inovadoras para ensino-aprendizagem em anatomia em curso de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ANDRADE, José Raul de Brito; MACHADO, Liliane dos Santos; LOPES, Leonardo Wanderley  e  MORAES, Ronei Marcos de. Simulações virtuais para educação em saúde: como são avaliadas as habilidades do usuário?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.4, e130.  Epub 06-Out-2022. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20210389.ing.

Introdução:

Um simulador virtual, ou baseado em realidade virtual, pode recriar computacionalmente contextos reais.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar trabalhos sobre simulações virtuais para treinamento de procedimentos clínicos, com foco na avaliação de habilidades do usuário.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre 2010 e 2020. Foram selecionados 56 estudos.

Resultado:

Observamos nos estudos selecionados que as variáveis e os parâmetros dos simuladores virtuais são geralmente obtidos por consulta a especialistas ou pela literatura médica. Esses simuladores se concentram principalmente no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e na avaliação do desempenho do aluno por meio de alertas em tempo real, indicadores de progresso e relatórios de desempenho após o final de cada treinamento.

Conclusão:

Considerar o conhecimento do especialista para definir exclusivamente os requisitos dos simuladores virtuais pode limitar a confiabilidade e precisão destes. A participação de especialistas nesses projetos não obedece a padrões de seleção e periodicidade com que colaboram. Poucos simuladores fornecem feedback perspicaz e pertinente sobre o desempenho do usuário.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Treinamento por Simulação; Avaliação Educacional; Simulação por Computador.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )