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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
GOERGEN, Diego Inácio; ANTONELLO, Ivan Carlos Ferreira e COSTA, Bartira Ercília Pinheiro da. Um estudo exploratório das ligas acadêmicas no sul do Brasil: realizando múltiplas atividades. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e012. Epub 31-Jan-2023. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220209.ing.
Introdução:
Ligas acadêmicas são iniciativas de estudantes brasileiros criadas para realizar múltiplas atividades extracurriculares em uma escola médica. As ligas existem em quase todas as universidades do país.
Objetivo:
Caracterizar o perfil de atividades das ligas acadêmicas de uma escola médica.
Método:
Estudo descritivo transversal qualiquantitativo que coletou dados das ligas acadêmicas, como: ano de fundação, número de membros, número de professores, formas de seleção e ingresso e atividades realizadas.
Resultados:
Das 52 ligas ativas, 27 forneceram dados. O número médio de estudantes foi de 21,6 ± 10,4, variando entre 07 e 48. A maior parte das respondentes (77,8%) possui apenas um professor. As atividades realizadas são, majoritariamente, aulas teóricas, discussão de casos clínicos, atividades práticas, produção de artigos científicos, publicação em redes sociais, atividades de voluntariado e organização de eventos próprios.
Conclusões:
Ligas acadêmicas são iniciativas lideradas por estudantes com grande potencial de amplificar as ações da escola médica usando a estrutura já existente. Com suas atividades mapeadas e orientadas pela gestão da escola, as ligas acadêmicas podem ser grandes catalisadoras das atividades complementares e contribuir para a formação de novos médicos.
Palavras-chave : Educação médica; Currículo; Estudantes de medicina; Escolas médicas; Educação.