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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
LEITAO, Andressa Miguel e ESTEVES, Roberto Zonato. Percepção sobre o desenvolvimento da competência "raciocínio clínico" por graduandos de curso de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e016. Epub 08-Fev-2023. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220127.ing.
Introdução:
A forma como os médicos elaboram o raciocínio clínico é um tema relevante nas discussões sobre ensino médico pois, na atividade profissional, o objetivo final é obter diagnóstico e conduta corretos. O desafio está em evidenciar quais fatores influenciam no desempenho dessa competência.
Objetivo:
Esta pesquisa buscou compreender como o desenvolvimento da competência raciocínio clínico ocorre na percepção de estudantes de Medicina.
Método:
Com enfoque descritivo e abordagem qualitativa, procedeu-se a ordenação dos dados, classificação e análise final das informações oriundas de 36 entrevistas semiestruturadas com estudantes de graduação em Medicina, entre julho e setembro de 2020, em Curitiba, PR, Brasil.
Resultado:
Após análise temática, obteve-se a categoria percepção dos fatores que influenciam na aquisição do raciocínio clínico, com as subcategorias estrutura metodológica e curricular percebidos como os principais fatores influenciadores, através de características como interdisciplinaridade, interação precoce com atividades práticas, estímulo a autonomia e orientação docente. Participação em monitorias, ligas acadêmicas e projetos de extensão também foram valorizados, assim como a experiência do processo de apropriação desse aprendizado.
Conclusão:
A presente pesquisa aborda o tema raciocínio clínico e traz como contribuição a análise dos fatores influenciadores no seu desenvolvimento, durante a graduação, na visão dos estudantes. Seus resultados trazem benefícios para a educação médica, pois ampliam a compreensão do processo de desenvolvimento da competência raciocínio clínico.
Palavras-chave : diagnóstico clínico; tomada de decisão clínica; estudantes de medicina; educação médica; pesquisa qualitativa.