SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3As potencialidades do uso da série Unidade básica para fortalecimento do ensino médico sobre a atenção primária à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CAMELIER-MASCARENHAS, Mariana et al. Avaliação da saúde mental em estudantes de Medicina durante suspensão das atividades acadêmicas na pandemia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e087.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2022-0298.ing.

Introdução:

Durante a pandemia de Sars-CoV-2, medidas de distanciamento social e vários outros fatores de estresse foram responsáveis por impactos na saúde mental dos estudantes de Medicina.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos descrever o estado de saúde mental de estudantes de Medicina de uma faculdade do Nordeste brasileiro, no contexto da pandemia de Covid-19, investigar sintomas de ansiedade e depressão, e avaliar a resiliência e fatores associados.

Método:

Utilizou-se um método qualitativo e quantitativo transversal. Coletaram-se os dados por meio de questionário on-line aplicado a alunos matriculados na Faculdade de Medicina. Em seguida, os dados foram processados separadamente por meio de análises estatísticas quantitativa e qualitativa. Adotaram-se os seguintes instrumentos: Generalized Anxiety Disorder Screener (GAD-7), Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) e Wagnild e Young’s Resilience Scale (RS-25).

Resultado:

Cerca de um terço dos estudantes convivia com sintomas moderados ou graves de ansiedade, quase metade apresentava sintomas depressives de moderados a graves, e mais da metade foi classificada como tendo resiliência baixa ou moderadamente baixa.

Conclusão:

Nossos achados destacaram que houve dificuldade em manter altos níveis de resiliência e que a presença de depressão ou ansiedade estaria relacionada a menores escores de resiliência em estudantes de Medicina durante o ensino a distância. Mais estudos são necessários para estabelecer um nexo de causalidade com a pandemia.

Palavras-chave : Questionário de Saúde do Paciente; Covid-19; Resiliência Psicológica; Estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )