SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Avaliação da saúde mental em estudantes de Medicina durante suspensão das atividades acadêmicas na pandemiaAvaliação de atitudes relacionadas ao atendimento humanizado pelos estudantes de Medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CONCIANI, Isabela Naves et al. As potencialidades do uso da série Unidade básica para fortalecimento do ensino médico sobre a atenção primária à saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e090.  Epub 26-Jul-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2022-01333.

Introdução:

Apesar de o ensino médico brasileiro ser pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a atenção primária à saúde (APS), como cenário de prática, ainda é negligenciada nos currículos de muitas escolas.

Objetivo:

Neste estudo, buscamos compreender o uso da série Unidade básica como um recurso educacional de reflexão com o foco na APS.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo baseado na análise de entrevistas realizadas com docentes de diversas escolas médicas que utilizam a série em variadas disciplinas. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a fenomenologia hermenêutica de Ricoeur, gerando os resultados do estudo.

Resultado:

Realizaram-se 18 entrevistas com docentes da graduação em Medicina e preceptores e tutores de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade. Os docentes mencionaram que utilizam os episódios da série como incentivo para o debate dos princípios teóricos e atributos da APS de maneira mais interativa e interessante para os alunos. Os entrevistados relataram uma ampla aceitação do material pelos discentes, aumentando a participação em sala de aula, inclusive em períodos de ensino a distância. A maior crítica feita ao material foi a falta de representatividade da equipe multiprofissional da APS na série.

Conclusão:

A série pode apresentar grande potencial para a reflexão sobre a APS como estratégia de atenção, além de aproximar, de maneira lúdica, os alunos do tema e aumentar o interesse na prática médica generalista.

Palavras-chave : Educação Médica; Mídia Audiovisual; Atenção Primária à Saúde; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )