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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LOPES, Marcos Marinho; NOGUEIRA, Inara Suelane Pontes; CORDEIRO, Marina Ferraz  e  COSTA, Anacely Guimarães. Perspectivas de estudantes da área de saúde sobre participação em programa intergeracional: potencialidades e desafios. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e084.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2022-0156.

Introdução:

As habilidades de comunicação (HC) são competências indispensáveis para qualquer profissional da área de saúde, pois permitem maior adesão, compreensão e satisfação geral do paciente. O constante envelhecimento da população brasileira resulta cada vez mais na presença do público idoso no sistema de saúde. Esse cenário tem levado as escolas médicas a pensar em uma reformulação dos seus componentes curriculares no âmbito das HC, visto que esse assunto ainda apresenta lacunas. Nesse contexto, os programas intergeracionais possuem um valioso papel no desenvolvimento das HC por permitirem a interação entre diferentes gerações.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar as perspectivas de estudantes da área de saúde sobre a participação em um programa intergeracional no município de Paulo Afonso, na Bahia, intitulado “[Tec-Idoso]: utilização de tecnologia como ferramenta de inclusão digital e de apoio psicossocial ao idoso”, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas, utilizando o método de análise de conteúdo.

Resultado:

As seguintes categorias temáticas foram definidas: contato intergeracional, percepção e estigma com pessoas idosas, HC, impacto no desempenho acadêmico e impacto nas práticas profissionais futuras.

Conclusão:

Os resultados da presente pesquisa incluem melhora do desempenho acadêmico e da interação social por meio do desenvolvimento das HC, mudança de perspectivas perante o envelhecimento e preparação para o enfrentamento com mais confiança de situações da vida pessoal e profissional.

Palavras-chave : Comunicação; Estudantes de Ciências da Saúde; Relação entre Gerações; Envelhecimento; Formação Acadêmica.

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