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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

FEIJO, Lorena Pinho et al. Tradução, adaptação e validação da escala MICA-4 no Brasil com aplicação para acadêmicos de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e133.  Epub 19-Nov-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2022-0313.

Introdução:

As doenças psiquiátricas estão em crescente prevalência nas últimas décadas, sendo também as patologias nas quais mais se observam atitudes estigmatizantes.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivos traduzir a escala MICA-4 em língua portuguesa com adaptação de forma transcultural para uso no Brasil e verificar a possibilidade de a ferramenta contribuir para avaliações de melhorias na formação médica por meio da aplicação em estudantes de Medicina.

Método:

Foram sete etapas para sua tradução e validação. Além disso, o trabalho consistiu na aplicação do teste em dois momentos em um grupo de 60 estudantes de Medicina que participaram de um rodízio de estágio em um hospital psiquiátrico do Brasil.

Resultado:

A validação da escala MICA-4 consistiu nas etapas de tradução, síntese, back-translation, comitê de experts, pré-teste, averiguação textual e aplicação, que foram executadas com sucesso. A escala obteve concordância entre os experts, e não houve dificuldade entre os estudantes durante a aplicação do teste. Na análise dos dados após aplicação do questionário durante os dois momentos, dentre os 16 itens da escala, o item 9 obteve relevância estatística (p < 0,05).

Conclusão:

Este estudo analisou a percepção dos estudantes em relação a situações estigmatizantes, e a maioria das respostas foi condizente com ações menos preconceituosas antes mesmo da experiência do estágio, sendo corroboradas após esse período. As questões que ainda expressaram atitudes estigmatizantes demonstram a necessidade de aprimoramento de ferramentas de ensino que possam diminuir essas atitudes negativas e contribuir para a formação de bons profissionais e, consequentemente, melhor qualidade de atendimento.

Palavras-chave : Transtornos Mentais; Estudantes de Medicina; Estigma Social.

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