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Revista Brasileira de Educação Médica
versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
MOLITERNO, Nathalia Veiga et al. A percepção do estudante de medicina sobre a simulação realística em pediatria. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e017. Epub 28-Fev-2024. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2022-0392.
Introdução:
O uso de simulação realística em emergências pediátricas é particularmente valioso, pois permite o treinamento de habilidades técnicas, atitudinais e cognitivas, ajudando a garantir a segurança do paciente.
Objetivo:
Este estudo tem como objetivo descrever a percepção do aluno sobre o uso da Simulação Realista de Alta Fidelidade nos módulos de emergência pediátrica durante o internato de medicina.
Métodos:
Estudo observacional, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Um questionário semiestruturado foi aplicado aos estudantes do sexto ano de medicina ao final dos módulos de internato pediátrico, com oito semanas de duração, de agosto a dezembro de 2020. Todos participaram de dois tipos de atividades sobre 14 temas: simulação de alta fidelidade (SRAF) e discussão estruturada de casos clínicos (DCC).
Resultados:
Dos 33 participantes, 29 responderam ao questionário. A média de idade foi de 24 ± 1,8 anos, sendo 58,6% do sexo feminino. Todos concordaram que a experiência com SRAF contribuiu para um desempenho mais seguro em emergências pediátricas, considerado ótimo por 76% e bom para os demais. A maioria achava que a associação de SRAF e DCC era o método ideal (96%). A análise de conteúdo das respostas sobre a SRAF destacou unidades temáticas em cinco categorias: aprendizagem significativa, contribuição para a formação profissional, habilidades, atitude/comportamento e qualidade da atividade.
Conclusões:
A reação dos estudantes ao uso da SRAF em emergências pediátricas foi muito positiva, e sua associação com a DCC foi considerada o método de ensino ideal. Conhecer as reações dos alunos ajuda os professores a planejarem suas atividades para melhorar o método de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave : Simulação Realística de Alta Fidelidade; Pediatria; Educação Médica; Satisfação Pessoal; Pesquisa Qualitativa.