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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
BACH JUNIOR, Jonas; STOLTZ, Tania e VEIGA, Marcelo da. Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.161-175. ISSN 1981-8106.
Este artigo discute o significado de educação para a liberdade na Pedagogia Waldorf. A análise fenomenológica é adotada como suporte para compreensão do autodesenvolvimento da consciência docente em direção à sua potencialidade intuitiva. A autoeducação dos professores é a tradução prática dos fundamentos filosóficos concebidos por Steiner. Na educação Waldorf, a autoeducação é explorada na dialética entre os movimentos psíquicos de simpatia e antipatia em relação ao mundo. A autoeducação seria, então, um princípio do individualismo ético do docente Waldorf para evitar tendências unilaterais do afastar-se ou perder-se da realidade. A conciliação entre os ideais de educação e o contexto real onde educador e educandos se encontram seria realizada pela capacidade criativa, denominada por Steiner de fantasia moral. Para não redundar em prescrições e receitas, ou fórmulas que apenas repetem o passado, o desafio do ideal da Pedagogia Waldorf é uma atualização do professor em nível existencial e profissional.
Palavras-chave : Pedagogia Waldorf; Autoeducação; Liberdade.