Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
DRAGO, Rogério e SANTOS, Camila Reis dos. História de vida na pesquisa com adultos com deficiência: algumas reflexões. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.81-94. ISSN 1981-8106.
Entendendo que o ser humano produz história e cultura ao mesmo tempo em que é invadido pela história e pela cultura dos outros seres com os quais entra em contato durante toda a sua vida, este texto busca discutir a metodologia de história de vida para a pesquisa com adultos que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, reconhecendo-os como sujeitos que possuem voz e que, a partir de suas narrativas, podem contribuir para que suas subjetividades e identidades sejam reconhecidas. Nesse sentido, trata-se de um estudo teórico onde são apresentadas as características do método de história de vida, sua importância para a pesquisa educacional, seus procedimentos, bem como seu valor no resgate da identidade e subjetividade de pessoas adultas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.
Palavras-chave : História de Vida; Pesquisa Educacional; Adultos com Deficiência.