Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
LAUBSTEIN-OLIVEIRA, Geórgia Stefânia Picelli e PEZZATO, João Pedro. Ensino de Geografia como um campo de pesquisa no Brasil: uma história da disciplina acadêmica no contexto das narrativas de Lívia de Oliveira. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.46, pp.137-155. ISSN 1981-8106.
Resumo O presente texto registra as memórias da professora Lívia de Oliveira com o objetivo de contribuir para a escrita da história da Geografia como disciplina acadêmica. A trajetória da professora possibilita compreendermos o contexto histórico de construção das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. Nascida no interior do Estado de São Paulo, em 1927, Lívia atuou no ensino básico e no superior. Foi também pioneira no desenvolvimento da investigação acadêmica para a área do ensino de Geografia, em especial no campo da cartografia escolar. Seu trabalho possibilitou que a cartografia escolar deixasse de ser uma simples transposição de conceitos e métodos técnicos para o ensino básico.
Palavras-chave : Ensino de Geografia; Memórias; Educação; História das Disciplinas; História da Universidade Pública..