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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
SANTOS, Fábio Alves dos. Processo de escolarização e a formação de uma elite letrada no Brasil: o caso da província de Sergipe d'El Rey. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.61-76. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.005.
A presente proposta de artigo faz parte de uma pesquisa que investe sobre a relação entre o ofício docente e a elite letrada, no Brasil do século XIX. No geral, o referido estudo visa identificar e analisar o capital necessário para o exercício da docência no século XIX, com foco privilegiado sobre o Ensino Secundário, mas não só. Toma como lócus de observação, para tanto, a província de Sergipe d'El Rey. Neste extrato, o objetivo é descrever e analisar os processos formativos e as formas de entrada no ofício docente. Para realização desta empreitada, foi realizado um levantamento de dados no Dicionário Bio-Bibliográfico Armindo Guaraná, em que foi possível identificar cento e trinta e quatro professores, dos quais três mulheres. O procedimento permitiu identificar um grupo de professores de Sergipe, no século XIX, com destaque para o Ensino Secundário, e analisar suas trajetórias de formação e experiências no campo da docência. Constatou-se que é possível investir contra a tese recorrente de que a elite brasileira do século XIX era formada essencialmente por bacharéis em Direito. Percebeu-se que o traço efetivamente distintivo e homogeneizador deste era o Ensino Secundário, completo ou na forma dos famigerados preparatórios.
Palavras-chave : Escolarização; Cultura Escolar; Elite Letrada; Ensino Secundário; Sergipe.