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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
RIBEIRO, Fábio e VIEIRA, Celina Tenreiro. Abordagem de Questões Sócio-Científicas Controversas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.47, pp.97-117. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2014/eduteo.v24n47.007.
Assumindo a importância da educação em ciências, desde os primeiros anos, visando a formação de cidadãos capazes de pensar e agir criticamente em situações de cariz científico-tecnológico, realizou-se um estudo com a finalidade de desenvolver situações de aprendizagem focadas em questões sócio-científicas controversas para promover a construção/mobilização de conhecimento científico e capacidades de argumentação dos alunos. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa, seguindo um plano de investigação-ação. Foi realizado com uma turma do 3º ano (8 anos), tendo sido abordadas questões sócio-científicas controversas, enquadradas em temas curriculares de ciências, recorrendo a estratégias de debate, role-play e escrita de ensaios argumentativos. Na recolha de dados usou-se um instrumento de análise das produções, orais e escritas, dos alunos. Na análise de dados, privilegiou-se a análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que os alunos mobilizaram conhecimentos científicos, evidenciando melhoria no uso eficaz de capacidades de argumentação em foco. Tal permite concluir que a abordagem de questões sócio científicas controversas contribui para a promoção da capacidade de argumentação, bem como para a contrução/mobilização de conhecimentos científicos dos alunos.
Palavras-chave : Educação em Ciências; Questões Sócio-Científicas; Argumentação.