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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
LUCCA, Josiele Giovana de; BAZON, Fernanda Vilhena Mafra e LOZANO, Daniele. A inclusão escolar no município de Araras: condições e perspectivas. Educ. Teoria Prática [online]. 2015, vol.25, n.49, pp.340-356. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.2015/maio.ago.v25n49.011.
Este trabalho teve como foco o entendimento das condições e perspectivas de inclusão no município de Araras, a partir dos relatos de professores, gestores e pibidianos. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscando a compreensão das concepções dos agentes educacionais no que tange ao processo inclusivo, e de como essas concepções influenciam suas práticas pedagógicas. O estudo pauta-se na abordagem qualitativa de pesquisa em educação. A busca pelo entendimento da realidade local é de grande importância para nortear as ações e práticas educacionais que possam colaborar na efetivação do processo inclusivo, com vistas à construção de uma escola democrática. Constatou-se que a formação docente ainda é um ponto nodal na efetivação desse processo, sendo que as concepções e práticas educacionais apontam para a não responsabilização do professor pelas atividades pedagógicas com alunos com necessidades educacionais especiais. Por fim, verificou-se que o Pibid se configura como espaço potencial para discussões e reflexões sobre as ações e concepções inclusivas.
Palavras-chave : Inclusão Escolar; Necessidades Educacionais Especiais; Educação Especial.