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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
GONCALVES, Adriana Garcia; NICOLETTI, Bia e LOURENCO, Gerusa Ferreira. Caracterização do atendimento escolar de alunos com deficiência física em um município do interior paulista. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.484-504. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p484-504.
O presente estudo teve como objetivo caracterizar o atendimento educacional ofertado aos alunos com deficiência física em uma Secretaria Municipal de Educação de uma cidade de médio porte do interior paulista. A coleta dos dados foirealizada por meio de análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada. Os dados foram registrados em áudio e, posteriormente transcritos e analisados. Foi possível obter duas categorias, sendo que a primeira referiu-se às políticas para o atendimento e a segunda, à organização do atendimento para o aluno com deficiência física. Os resultados apontaram que a rede municipal de educação investigada mostrou políticas de acessibilidade com suporte para uso da tecnologia assistiva para o aluno com deficiência física matriculado na rede regular de ensino, apesar de não indicar a necessidade de atendimento educacional especializado quando este aluno não apresenta déficit cognitivo associado. Conclui-se que há complexidade de fatores para contemplar a inclusão escolar do aluno com deficiência física e que muitas ações são necessárias para garantir escolarização e participação social deste público-alvo.
Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Física; Atendimento Educacional Especializado; Tecnologia Assistiva.