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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz e SILVA, Celso Mendes Ferreira da. Educação integral, tempo e espaço: problematizando conceitos. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.542-561. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p542-561.
A educação integral, a despeito de ser tema de agenda de política pública há algumas décadas, ainda carrega consigo disparidades referentes ao seu conceito. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo problematizar não só os conceitos de educação integral, mas também as categorias tempo e espaço constantes nas revistas Em Aberto, organizadas e publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de números 80 (2009) e 88 (2012), respectivamente intituladas “Educação Integral e tempo integral” e “Políticas de educação integral em jornada ampliada”. A metodologia é pautada na análise de conteúdo de Bardin, respeitando as etapas de pré-análise (corpus da pesquisa formado pelos textos presentes nos periódicos); exploração do material (leitura dos textos com a codificação de dados, escolhendo as unidades de registro para categorização); e tratamento e interpretação dos resultados, tendo como base a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani. O trabalho revela multiplicidade conceitual convergente e divergente, que provoca discussão sobre uma concepção crítica de educação integral.
Palavras-chave : Educação Integral; Pedagogia Histórico-Crítica; Análise de Conteúdo.