Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
MARQUES, Joana Brás Varanda e FREITAS, Denise de. EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: UM META-ESTUDO. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.241-261. Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p241-261.
Neste artigo apresentamos um meta-estudo sobre a pesquisa em educação não-formal e divulgação científica no Brasil. Essas são áreas cuja importância tem crescido nas últimas décadas mas que, por outro lado, não estão ainda consolidadas. Os próprios conceitos envolvidos são ambíguos e a pesquisa está dispersapor várias áreas e veículos de difusão. Por meio da análise de revisões da literatura publicadas na área, nos propomos a integrar os resultados encontrados e contribuir com o delineamento de um retrato das pesquisas nessas temáticas, analisando suas tendências e evolução. Nossa análise confirma que as pesquisas sobre educação não-formal e divulgação científica cresceram nas últimas décadas no Brasil, mas no entanto os números ainda são baixos. O principal veículo de publicação ainda são os congressos e os estudos em museus são a área mais abrangida por esses trabalhos.
Palavras-chave : da literatura; Educação não-formal; Divulgação científica..