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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
FREITAS, Mariane de e JUNGES, Kelen dos Santos. FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CONTEXTO DO PIBID E O TRABALHO COM PORTFÓLIOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2019, vol.29, n.61, pp.351-369. Epub 18-Dez-2019. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n61.p351-369.
A formação docente pode e precisa perpassar, para além da academia, a reflexão sobre a própria formação universitária, a fim de entender e articular o que se refere como mister ao novo perfil dos educadores para a educação básica. Para tanto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso do portfólio como estratégia formativa de bolsistas do PIBID do curso de Pedagogia da Unespar/Câmpus de União da Vitória. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico e de campo. O referencial teórico abordou o uso do portfólio enquanto recurso de aprendizagem docente. A pesquisa de campo contou com um questionário contemplado por questões abertas e fechadas, que foi respondido por dez acadêmicos do curso de Pedagogia da Unespar/Câmpus de União da Vitória, bolsistas do subprojeto denominado “Projeto Mão Amiga”- Capes/PIBID. Foram selecionados como sujeitos apenas acadêmicos bolsistas atuantes há mais de um ano nesse subprojeto. Os respondentes da pesquisa afirmaram que o portfólio é um importante recurso nas mãos dos professores, uma metodologia que propicia planejar, executar e avaliar o processo de ensino e, ainda, olhar de forma crítica e reflexiva para os sujeitos que nele estão envolvidos, de forma a observar dificuldades e/ou potencialidades.
Palavras-chave : Formação inicial docente; PIBID; Portfólio.