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Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia e ALVES, Mauricio Silva. A AULA DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO CONCEITUAL E LABORATÓRIO CONCEITUAL. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e5. Epub 01-Jul-2020. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13474.
Este artigo tematiza a aula de Filosofia como momento oportuno para uma criação conceitual na perspectiva de Deleuze e Guattari (2010) e como laboratório conceitual na perspectiva de Carrilho (1987). O enfoque teórico adotado aponta no sentido de um ensino de Filosofia como experiência filosófica, distanciando-se de um ensino meramente enciclopédico e doutrinário. O objetivo é, assim, evidenciar as contribuições dos autores já citados para o ensino de Filosofia que proporcione ao estudante um relacionar da Filosofia com a experiência cotidiana. Os resultados desta pesquisa bibliográfica destacam a importância de considerar-se a aula como laboratório conceitual em que o estudante pode relacionar os conceitos filosóficos da tradição com os problemas da sociedade contemporânea em que está inserido.
Palavras-chave : Filosofia; Laboratório conceitual; Experiência filosófica.