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Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
BORUCHOVITCH, Evely; GOES, Natália Moraes; ACEE, Taylor W. e FELICORI, Carolina Moreira. ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES BRASILEIROS EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educ. Teoria Prática [online]. 2020, vol.30, n.63, e35. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14683.
Esta investigação faz parte de uma pesquisa em andamento realizada em intercâmbio interinstitucional com várias universidades no Brasil, uma nos Estados Unidos e uma em Portugal. Seus principais objetivos são identificar as estratégias de estudo e aprendizagem de estudantes universitários brasileiros de uma instituição pública de ensino do estado de São Paulo e analisá-las em relação às variáveis sociodemográficas e de vida acadêmica dos estudantes. O estudo incluiu 163 estudantes universitários matriculados em programas de formação de professores. Os dados foram coletados com o Inventário de Estratégias de Aprendizagem e Estudo (LASSI – 3ª edição) – traduzido e adaptado para uso no Brasil – e um questionário sociodemográfico. Procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais foram empregados para a análise dos dados. Os alunos responderam à pesquisa na Plataforma Autorregular desenvolvida para a pesquisa. No geral, os alunos relataram usar uma gama de estratégias de aprendizagem e estudo moderadamente, o que, na pontuação da escala LASSI, significa perto do ponto médio da escala de resposta de cinco pontos. Foram encontradas relações significativas entre as escalas LASSI e as variáveis sociodemográficas e de vida acadêmica. Esperamos que os dados coletados no presente estudo possam contribuir para o aumento do conhecimento sobre fatores que promovem a aprendizagem autorregulada e capacitam os alunos para o sucesso no Ensino Superior no Brasil.
Palavras-chave : Autorregulação da Aprendizagem; Estudantes Universitários; Estratégias de Aprendizagem; Formação de Professores.