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Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
BAZARIM, Milene e COLACO, Joarlan de Sousa. CORREÇÃO TEXTUAL-INTERATIVA COMO UM ANDAIME PARA A AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e47. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14917.
O objetivo deste trabalho foi verificar quais são as metodologias mais adequadas a serem utilizadas pelo professor na correção de textos a fim de ampliar a competência escritora dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de um estudo de caso que se filia ao campo de investigações da linguística aplicada. O corpus analisado é constituído por textos produzidos pelos alunos e corrigidos por uma professora de língua portuguesa. As análises desses registros foram informadas, principalmente, pela concepção de correção como um texto e como uma forma de diálogo em que o aluno pode se apoiar durante a reescrita. Os resultados da análise demonstram que, das três metodologias de correção mais utilizadas pela professora – resolutiva, classificatória e textual-interativa –, a última foi a que melhor desempenhou o papel de andaime para ampliação da competência escritora do aluno. Esses resultados são relevantes pois apontam conceitos e/ou caminhos alternativos para correção de textos de diversos gêneros que colaboram tanto para a formação inicial quanto continuada de professores de língua portuguesa.
Palavras-chave : Correção textual-interativa; Metodologias de correção; Andaimagem; Linguística aplicada.