Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
LUIZ, Maria Cecília. CONFLITOS, INCIVILIDADES E VIOLÊNCIAS: DESAFIOS DENTRO DA ESCOLA. Educ. Teoria Prática [online]. 2021, vol.31, n.64, e52. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15228.
Este artigo teve como objetivo compreender como a comunidade escolar – em geral – e os professores e a equipe gestora – em específico – têm lidado com as questões referentes aos conflitos, incivilidades e violências dentro da escola. A investigação, de caráter quantiqualitativa, cuja forma é descritivo-analítica, coletou, organizou e analisou os dados sob a ótica da análise do discurso francesa, segundo Orlandi (1999). A pesquisa empírica foi realizada em duas escolas públicas estaduais de ensino fundamental anos finais de duas cidades de médio porte do interior paulista. Foram quatro as categorias de análise: a violência verbal e física na escola; o desinteresse dos alunos e a indisciplina; situações conflitantes e a relação de poder no espaço escolar; e discursos de educadores sobre práticas e procedimentos na escola. Concluiu-se que existe uma dualidade na dinâmica escolar: quando o educador faz uso de sua autoridade e estabelece uma relação de hierarquia, inevitavelmente acontecem os conflitos e violências; e, quando tenta compreender as diferenças nas situações entre os sujeitos, com tolerância, fortalece as relações e reformula regras comuns para possíveis ajustes.
Palavras-chave : Incivilidade na Escola; Violência Escolar; Discursos de Educadores.