Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
SOARES, Adriana Benevides; SANTOS, Jaqueline de Carvalho Augusto da Hora; ROCHA, Hayumy Lima e UHR, Fatima Regina Brito. As habilidades sociais dos personagens da Turma da Mônica. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e7. Epub 30-Nov-2023. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15968.
O presente artigo é um estudo de caráter descritivo que teve por objetivo identificar com que frequência as interações socialmente competentes dos personagens da Turma da Mônica (Mônica, Magali e Cascão) aparecem nas histórias, bem como os problemas de comportamento internalizantes e externalizantes. Foram utilizadas revistas em quadrinhos publicadas no período de janeiro a agosto de 2020. Os resultados mostraram que, apesar de os problemas de comportamento externalizantes estarem presentes, estes ocorrem em menor frequência do que os comportamentos socialmente competentes. As habilidades sociais foram identificadas em suas classes e subclasses para os personagens ao longo das histórias. Conclui-se que os personagens podem ser considerados socialmente competentes, podendo servir de modelos comportamentais e como recurso psicoeducativo.
Palavras-chave : Habilidades sociais; Turma da Mônica; Infância.