Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
SOUZA, Joana Dourado França de; COUTO, Edvaldo Souza e BONILLA, Maria Helena. ENTRE A EFEMERIDADE DAS STORIES E A MEMÓRIA DA ESCOLA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.53, pp.82-94. Epub 19-Fev-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.33944.
O artigo analisa o descompasso entre as efemeridades da contemporaneidade, simbolizadas pelas Stories, publicações disponíveis durante 24 horas em redes e mídias sociais digitais e a memória da escola. O principal argumento é que a divergência entre estes dois contextos provoca tensões e tornam o cotidiano escolar pouco atrativo para jovens que, hoje, têm suas vidas organizadas por tecnologias móveis e seus aplicativos. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. O estudo foi fundamentado por investigações sobre cultura escolar, modernidade líquida e cibercultura aplicada à educação. O artigo conclui que tanto a liquidez quanto a memória possuem características fundamentais para as práticas educativas, por isso podem ser combinadas no cotidiano escolar.
Palavras-chave : Tecnologia Educacional; Memória e Stories; Cultura Escolar.