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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
MESQUITA, Marcelo Ribeiro de e CARDOSO, Wladirson Ronny da Silva. AVALIAÇÕES NACIONAIS, CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA E A PRODUÇÃO DO ALUNO DISTORÇÃO IDADE X SÉRIE. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.160-176. Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36293.
Este artigo tem a finalidade de discutir a relação entre as avaliações nacionais no Brasil com o currículo da escola básica e a produção do aluno com distorção idade x serie que, no cotidiano escolar, recebe a cunha de fracassado. Buscar-se-á, primeiramente uma abordagem genealógica da escola para evidenciá-la como uma invenção inscrita num imperativo histórico que garantiu sua emergência. Num segundo momento discute-se a avaliação como indutora do currículo e na fabricação do aluno problema a partir da pesquisa realizada em um projeto de aceleração numa escola de periferia em Belém do Pará. Os resultados apontam a necessidade de pensar alternativas às politicas homogeneizantes que negam a singularidade da pessoa humana e as possiblidades de uma educação que valorize as diferenças.
Palavras-chave : Avaliação; currículo; aluno problema.