Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
MESQUITA, Amélia Maria e SOBRAS, Renata Andrade. AS MARCAS DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.244-261. Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.36290.
O objetivo deste artigo é problematizar os processos avaliativos vividos por um aluno com deficiência intelectual durante seu processo de escolarização. Assim se propõe a responder a questão: Como se constituiu o processo avaliativo de um aluno com DI, em diferentes paradigmas educativos, durante sua trajetória de escolarização na educação básica? Desenvolvemos a pesquisa numa abordagem qualitativa, tendo como coleta de dados a entrevista semiestruturada aplicada ao aluno, bem como seus pareceres escolares. Como resultado, identificamos que os processos avaliativos vivenciados nos diferentes modelos de escola, ainda que marcados por estratégias distintas, é um fator endógeno à escola que colabora para construção de uma relação marcada pela estigmatização do aluno com deficiência.
Palavras-chave : Avaliação; Deficiência Intelectual; Escolarização.