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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MENDOZA, Yolanda Gómez  e  CARRILLO, Alfonso Torres. A CRIAÇÃO CURRICULAR COTIDIANA: CRÍTICA E APOSTAS DESDE A EDUCAÇÃO POPULAR. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.284-300.  Epub 05-Set-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.37618.

O artigo pretende comunicar os principais desdobramentos e conclusões de um estudo sobre a realidade educacional colombiana, a partir das condições atuais que imprimem a contrarreforma da política educacional na Colômbia, em particular, as recentes medidas em matéria curricular. Trata-se de um estudo documental, no qual se recorre aos desdobramentos conceituais dos estudos contemporâneos do currículo, em especial ao cotidiano da criação curricular, juntamente com as contribuições pedagógicas da educação popular e das práticas educativas nos movimentos. sociais, para propor conclusivamente que a reificação curricular é um dos pilares do projeto educativo hegemônico neoliberal liderado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, enquanto a partir da Educação Popular e outras formas alternativas de educação, se gestam projetos contra-hegemônicos que revitalizam o currículo como criação de um campo cultural, em que os sujeitos são agentes na produção de sistemas alternativos de significados nos quais a pedagogia adquire um caráter transformador e inspira novos sentidos para a educação na América Latina.

Palavras-chave : Currículo; criação curricular; educação popular.

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