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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
MESQUITA, Amélia Maria Araújo; RODRIGUES, José Rafael Barbosa e CASTRO, Kelly Paixão de. A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.55, pp.70-88. Epub 17-Fev-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.37549.
A educação inclusiva assenta-se no reconhecimento e valorização da diferença. Enquanto prática, pode se estruturar por meio de mecanismos de diferenciação curricular que possibilitem a todos/as acesso à educação como bem comum. Contudo, tal perspectiva vem sendo confrontada pela atual política curricular para a educação básica. Diante disso, este texto objetiva problematizar a política curricular para os anos iniciais do ensino fundamental, com foco no primeiro e segundo anos de escolarização, sedimentadas na Base Nacional Comum Curricular e no Programa Mais Alfabetização, produzindo inferências sobre os efeitos que estas podem trazer às práticas curriculares no contexto da inclusão.
Palavras-chave : Diferenciação curricular; Políticas curriculares; Educação Inclusiva.