Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
SIRINO, Marcio Bernardino. A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.307-321. Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2019.34499.
Este artigo visa socializar uma prática educativa desenvolvida com os estudantes da Pós-Graduação em Educação da Universidade Castelo Branco (UCB). Denominada “Envelopes Freinetianos”, esta experiência se fundamenta nos pressupostos de Célestin Freinet e buscou oportunizar um espaço de democratização bem como de produção de sentido(s). Para esta finalidade, utiliza-se, da escrita narrativa - pela compreensão da necessidade de se evidenciar “outras formas de expressão” (OLIVEIRA, 2010) no processo de construção de conhecimentos e, ainda, de valorizar os múltiplos saberes desenvolvidos no chão da sala de aula. Como um achado significativo desse processo, pode-se afirmar a busca pela promoção de uma formação mais completa ao oportunizar espaços de livre expressão, discussão e reflexão.
Palavras-chave : Pedagogia Freinet; Produção de Sentido(s); Docência no Ensino Superior.