SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número56O CURRÍCULO PARA ALÉM DA ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS E DO PLANEJAMENTOO PERIÓDICO TEIAS COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SIRINO, Marcio Bernardino. A PRÁTICA DOS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.307-321.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34499.

Este artigo visa socializar uma prática educativa desenvolvida com os estudantes da Pós-Graduação em Educação da Universidade Castelo Branco (UCB). Denominada “Envelopes Freinetianos”, esta experiência se fundamenta nos pressupostos de Célestin Freinet e buscou oportunizar um espaço de democratização bem como de produção de sentido(s). Para esta finalidade, utiliza-se, da escrita narrativa - pela compreensão da necessidade de se evidenciar “outras formas de expressão” (OLIVEIRA, 2010) no processo de construção de conhecimentos e, ainda, de valorizar os múltiplos saberes desenvolvidos no chão da sala de aula. Como um achado significativo desse processo, pode-se afirmar a busca pela promoção de uma formação mais completa ao oportunizar espaços de livre expressão, discussão e reflexão.

Palavras-chave : Pedagogia Freinet; Produção de Sentido(s); Docência no Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )