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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
GOMES, Kally Samara Silva Medeiros e FARIA, Lenilda Rêgo Albuquerque de. IMPASSES TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES 7NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO ATUAL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.299-318. Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2018.44994.
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre os impasses teórico-metodológicos no campo da formação inicial de professores, visando discutir os contornos assumidos na formação dos licenciandos no contexto brasileiro atual. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de enfoque qualitativo, que tem como referencial teórico as análises de Antunes (2002); Faria (2011); Freitas (1996; 2014); Frigotto (2010); Libâneo (2010); Marx (2006); Oliveira (2004; 2013); Paulo Netto e Braz (2006); Pimenta (1997; 2002; 2010); Saviani (2007; 2009; 2011) e Severino (2001; 2004; 2007). O texto traz, inicialmente, uma sucinta introdução sobre a temática em questão. Na sequência, descreve a metodologia utilizada para a construção do estudo. Na continuidade, enfatiza as categorias trabalho e educação como bases ontológicas do ser social e as mudanças de sentido sob a ordem do capital. Posteriormente, faz um breve apontamento a respeito dos impactos das reformas neoliberais na formação de professores no Brasil. Em seguida, apresenta os paradigmas da formação de professores e suas implicações na formação dos licenciandos. Finaliza, apontando a importância da articulação entre os saberes da docência como base constitutiva da identidade profissional do professor.
Palavras-chave : Formação inicial de professores; Licenciando; Professor.