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Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
ROSSETTO, Tania Regina e MORI, Nerli Nonato Ribeiro. ARTE COMO TRABALHO CRIADOR: a produção de significados de pessoas com deficiência intelectual. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.287-303. Epub 08-Jun-2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2020.41757.
O tema deste estudo é a arte na educação de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo é discorrer sobre a constituição do ser social por meio da arte como trabalho criador; evidenciar a produção artística de pessoas com deficiência intelectual e a constituição de novos conceitos por meio da arte. A pesquisa apresenta delineamento bibliográfico e de abordagem prática, amparada no Materialismo Histórico Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria Histórico-Crítica. Os resultados extrapolam conceitos científicos e ganham força nas narrativas dos participantes em diversas realidades possíveis. Conclui-se que a arte como trabalho criador na educação de pessoas com deficiência intelectual apresenta-se como meio da própria existência do ser humano no mundo.
Palavras-chave : trabalho; arte; educação.