Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
LOPES, Beatriz Gouvea; CIRIACO, Klinger Teodoro e FAUSTINO, Ana Carolina. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GRUPOS DE PESQUISAS BRASILEIROS. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.spe, pp.131-148. Epub 20-Jan-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2020.46536.
Objetivou-se mapear a produção do conhecimento no campo da Psicologia da Educação Matemática, especificamente sobre o conceito de atitude na formação de professores a partir da tendência investigativa de três grupos de pesquisas brasileiros. O foco central do estudo foi realizar um mapeamento a fim de identificar a contribuição dos estudos para o avanço do debate teórico sobre a prática docente e atitude de professores dos anos iniciais no período de 2008 a 2018. Com a análise das teses e dissertações, evidenciamos a importância de tanto os familiares como os professores dos estudantes terem uma atitude positiva em relação à Matemática, pois estes indivíduos exercem forte influência na formação de atitudes.
Palavras-chave : psicologia da educação matemática; produções de grupos de pesquisa; atitudes.